Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Falsificação de emissões de gases continua a afetar ações da Volkswagen

As ações do grupo Volkswagen continuaram a deslizar hoje no início da sessão na Bolsa de Frankfurt, depois de derraparem mais de 17% no dia anterior.

Falsificação de emissões de gases continua a afetar ações da Volkswagen
Notícias ao Minuto

09:45 - 22/09/15 por Lusa

Auto Frankfurt

Os títulos da Volkswagen estão a cair 5,3% relativamente à última sessão, batendo no valor mais baixo de 126,60 euros na primeira hora de negociação.

Às 7:40 TMG (8:40 em Lisboa), o grupo alemão estava com uma perda de 4,08%, a 128,25 euros, com os investidores a venderem as ações na sequência de ter admitido que falseou os dados sobre as emissões para a atmosfera dos seus carros nos Estados Unidos.

Na sequência, a Volkswagen iniciou uma investigação interna, depois de a Agência de Proteção do Meio Ambiente (EPA) dos Estados Unidos ter acusado a empresa de falsear o desempenho dos motores em termos de emissões para a atmosfera através de um 'software' incorporado no veículo, enfrentando uma multa que pode ir até aos 18 mil milhões de dólares (cerca de 15,9 mil milhões de euros ao câmbio de hoje).

No entanto, a Volkswagen não especificou quantos modelos estarão afetados pela decisão, mas alguns dos veículos que incluem este motor são, por exemplo, o Golf, Jetta, Beetle da Volkswagen e o Audi A3.

O presidente do grupo Volkswagen, Martin Winterkorn, lamentou no domingo ter "quebrado a confiança" dos seus clientes e do público em geral, depois das acusações das autoridades norte-americanas.

O presidente da empresa disse estar "profundamente arrependido" por ter quebrado a confiança do público, sendo que a marca suspendeu as vendas dos modelos de carros envolvidos, que eram uma pedra angular dos esforços de Winterkorn para recuperar mercado nos Estados Unidos.

A estratégia da Volkswagen para o mercado norte-americano passava por vender carros a gasóleo com motores poderosos e poucas emissões, uma forma de ganhar quota, já que no ano passado as vendas nos Estados Unidos tinham caído 10% para 366.970 unidades.

Recomendados para si

;

Gosta de automóveis? Toda a informação num clique

Seja a Gasolina, diesel, elétricos, hidrogénio e dicas, acompanhe as mais recentes novidades sobre desporto motorizado

Obrigado por ter ativado as notificações de Auto ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório