Meteorologia

  • 29 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

Reformados da Função Pública estão a receber menos 220 euros por mês

O relatório da Caixa Geral de Aposentações (CGA) dá conta do valor médio das pensões atribuídas, que registou uma forte descida.

Reformados da Função Pública estão a receber menos 220 euros por mês
Notícias ao Minuto

09:44 - 20/09/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Estado

Os novos reformados da Função Pública receberam, no ano passado, uma pensão média de 1.081,60 euros por mês. Isto representa uma diminuição de 220 euros em comparação com o ano transato.

Esta queda de 16,9% prende-se com as várias mudanças no Estatuto da Aposentação que foram sendo feitas ao longo da última década, principalmente quanto à alteração do cálculo que entrou em vigor em 2014, que de 89% passou para 80% da remuneração auferida em 2005, noticia o Diário de Notícias.

As mudanças foram também sentidas no tempo necessário para aceder à reforma por inteiro e no aumento da idade da reforma.

As penalizações pela saída antecipada para a aposentação também foram reforçadas, sendo que de 4,5% passou para 6%, e de se ter criado um fator de sustentabilidade que passou a indexar o valor da pensão à esperança média de vida.

O relatório da Caixa Geral de Aposentações (CGA) dá conta que em 2014, o valor médio das pensões atribuídas registou uma forte descida.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório