Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 11º MÁX 17º

Cultura devia estar entre "primeiras preocupações" do País

O governador do Banco de Portugal (BdP) colocou esta quarta-feira a cultura entre as “primeiras preocupações” para o desenvolvimento do País, apelando a que seja “chamada para dentro” dos planos de desenvolvimento, à semelhança do que fazem as economias escandinavas.

Cultura devia estar entre "primeiras preocupações" do País
Notícias ao Minuto

14:11 - 13/02/13 por Lusa

Economia Governador

“A cultura é para mim uma das primeiras preocupações em termos de desenvolvimento do País”, começou para dizer Calos Costa, numa intervenção na conferência "Perspectivas para a Cultura no Quadro Estratégico Europeu 2014 - 2020", organizada pelo Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR) da Secretaria de Estado da Cultura.

O governador do banco central reconheceu que “a economia nunca conseguiu inserir a cultura entre os factores de desenvolvimento”, assim como “os agentes culturais sempre olharam para a economia como algo que perverte”, mas sublinhou que “cultura suporta a economia”, tal como “a economia suporta a cultura”.

A cultura é mesmo o elemento diferenciador entre “territórios” com as mesmas heranças institucionais e crucial no quadro europeu, pautado pela “convergência dos modelos institucionais”, disse Carlos Costa.

Ainda num outro plano, o governador do Banco de Portugal apelou à intervenção dos agentes e produtores culturais na geração de uma “dialéctica - conclusiva, não interminável – “que encontre “soluções” para o País, ou ainda “na produção das normas sociais e valores sociais que vão modelar” a nossa economia no futuro.

Carlos Costa considerou que o futuro do País assenta no desempenho de quatro pilares: o da política, em que se situa o Governo, o dos agentes políticos e dos consensos políticos, em que se integram as oposições partidárias, o da Concertação Social, e um último, mais abrangente e “mais importante”, na opinião do governador, o do consenso social.

“É no capital social que está a falha” em países como Portugal, “não é no capital físico”, afirmou.

“Temos que intervir nos factores de cultura que promovam a transformação cultural”, defendeu o Carlos Costa, distinguindo entre estes, a educação – ainda que “não em abstracto”, mas no que é relevante para essa transformação – mas também na “emergência de um maior número de empreendedores culturais autónomos” e num “maior sentido de responsabilidade”, com maior descentralização do poder político e administrativo.

No final do evento, o responsável escusou-se a comentar as questões dos jornalistas relativas à actualidade económica.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório