Os bancos espanhóis estão unidos contra a separação unilateral da Catalunha. Num comunicado conjunto, as instituições que compõem o sistema financeiro espanhol avisaram os catalães das consequências da independência unilateral, deixando em aberto a possibilidade de sair em massa do território.
Numa comunicação citada pelo jornal espanhol El País, os bancos alertam para "os riscos para a estabilidade financeira de qualquer decisão política que alterasse a lei vigente e resultasse na exclusão da União Europeia e do euro de uma parte de Espanha", avisando que o resultado seria a "insegurança jurídica".
"Estas dificuldades obrigariam as entidades a reverem a sua política de implantação na Catalunha, com o consequente risco de redução da oferta bancária", avisa o comunicado, avisando que a instabilidade irá criar "exclusão financeira, encarecimento e escassez de crédito".
O grupo de bancos quer impedir que o 'sim' vença no referendo para a independência na Catalunha, juntando-se a um grupo de grandes empresários espanhóis que também já tinha ,anifestado oposição à separação unilateral. Entre os signatários estão gigantes da banca como o CaixaBank, Sabadell, Santander e BBVA.