Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 20º

Pilotos juntam-se à greve de trabalhadores da Iberia contra despedimentos

O sindicato de pilotos espanhol SEPLA anunciou esta terça-feira que se junta, a partir de 4 de Março, à convocatória de greve dos restantes trabalhadores da Iberia, contra o plano de reestruturação que prevê 3.807 despedimentos.

Pilotos juntam-se à greve de trabalhadores da Iberia contra despedimentos
Notícias ao Minuto

21:26 - 12/02/13 por Lusa

Economia Espanha

Os pilotos consideram “inaceitável” a nova proposta de despedimentos, apresentada hoje pela companhia aérea, e que prevê o despedimento de 19% dos trabalhadores da companhia aérea, entre eles 320 pilotos.

Em comunicado, o sindicato critica que a direcção se tenha negado a negociar as propostas que têm apresentado, bem como o facto de que o Expediente de Regulação de Emprego (usado em Espanha para os despedimentos colectivos) afecte somente 15 dos 400 directores da empresa, nenhum deles do topo da hierarquia.

Denunciam ainda que todas as decisões tomadas desde a fusão com o International Airlines Group (IAG) estão orientadas ao "esvaziamento da capacidade de produção e de activos para financiar as pensões dos trabalhadores britânicos".

Os sindicatos dos trabalhadores de terra e dos tripulantes de cabine (TCP) anunciaram a 6 de Fevereiro quinze dias de greve, em três blocos de cinco dias: entre 18 e 22 de Fevereiro, entre 4 e 8 de Março (data em que arranca a dos pilotos), e entre 18 e 22 de Março.

Hoje, a ministra de Fomento espanhola, Ana Pastor, apelou à responsabilidade da direcção da Iberia e dos sindicatos para conseguirem um acordo que evite a greve de 15 dias convocada para um sector "essencial" para a economia espanhola.

Pastor falava na inauguração do primeiro Congresso Mundial de Gestão do Tráfico Aéreo em Madrid, antecipando que a greve terá um custo diário de pelo menos 10 milhões de euros.

"Em Espanha não nos podemos permitir perder mais de 10 milhões de euros ao dia, porque essa perda vai repercutir-se em todos nós", disse a ministra, insistindo num entendimento.

Pastor apelou à empresa e aos sindicatos para que "ajudem o país a sair da crise", mensagem que apresentou na segunda-feira durante uma reunião de quatro horas com as partes envolvidas.

Horas depois a Iberia comunicou aos representantes dos trabalhadores de terra, tripulantes de cabine de passageiros (TCP) e pilotos, de forma conjunta, os planos finais da empresa sobre a dimensão do despedimento colectivo que realizará, após falhanço das negociações com os sindicatos.

A empresa anunciou uma redução de 693, para 3.807, no número de trabalhadores que serão afectados pelo despedimento colectivo e um plano de apoio social aos trabalhadores.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório