Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
21º
MIN 15º MÁX 21º

Nem chineses, nem americanos: venda do Novo Banco falhou

Negociações entre Banco de Portugal e candidatos falharam. Regulador financeiro português deverá anunciar hoje a suspensão do processo.

Nem chineses, nem americanos: venda do Novo Banco falhou
Notícias ao Minuto

11:33 - 15/09/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Privatização

O Novo Banco não vai ser vendido à primeira. De acordo com informações avançadas pelo Diário Económico, o processo de privatização do 'banco bom' do antigo BES vai ser suspenso temporariamente, devendo ser retomado após as eleições legislativas de outubro.

Citando fontes próximas do Banco de Portugal, o Económico garante que o 'congelamento' será anunciado publicamente ainda hoje, confirmando as piores expectativas. O regulador financeiro terá mesmo tentado uma nova aproximação à Fosun, mas o grupo chinês voltou a rejeitar a apresentação de uma proposta melhorada.

As conversas com o terceiro classificado da fase final do concurso, o grupo norte-americano Apollo Global Management, também não foram bem-sucedidas, obrigando o regulador financeiro nacional a declarar o insucesso da primeira tentativa de privatizar o Novo Banco

A pressão da banca, preocupada com a possibilidade de compensar as perdas do Fundo de Resolução, acabou por ser decisiva para a decisão do Banco de Portugal. O dossier Novo Banco fica assim arrumado temporariamente, passando para as mãos do próximo governo que tomará posse após as eleições de dia 4 do próximo mês.

[Notícia atualizada às 11:50]

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório