Meteorologia

  • 03 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 10º MÁX 19º

Austeridade no euro pode ter os dias contados com 'feitiço' do PIB

O caminho da austeridade como solução para a prolongada crise de dívida da zona euro pode ter os dias contados caso venham aí mais dados negativos relativos à evolução do Produto Interno Bruto (PIB) da região, que serão divulgados esta semana. A previsão é do economista chefe da consultora britânica High Frequency Economics.

Austeridade no euro pode ter os dias contados com 'feitiço' do PIB
Notícias ao Minuto

22:30 - 11/02/13 por Eudora Ribeiro

Economia PIB

O caminho da austeridade, que tem sido utilizado como estratégia para estancar a crise de dívida da zona euro, que teima em não passar, pode ter os dias contados caso venha aí uma nova ‘fornada’ de maus dados relativos à evolução do PIB da zona euro, que serão divulgados esta semana, antecipa o economista chefe da High Frequency Economics, Carl Weinberg.

O especialista prevê mesmo que em 2013 vamos assistir ao fim de vários programas de redução do défice e da dívida pública em vários países, com os políticos a ganharem maior consciência dos efeitos da austeridade na economia, face ao tímido crescimento económico e à escalada do desemprego.

“Receamos que as dificuldades económicas possam tornar impossível para a Itália, Espanha e talvez mesmo para a Grécia manterem a austeridade orçamental”, escreveu o economista-chefe numa nota de análise citada pela CNBC.

Os dados relativos à evolução do PIB da zona euro no quarto trimestre do ano passado serão divulgados na quinta-feira e todas as previsões apontam para uma nova contracção. O Barclays, por exemplo, antecipa uma queda de 0,4% do PIB da zona euro, nos últimos três meses de 2012, em comparação com o trimestre anterior, quando a economia da região registou uma queda de 0,1%.

A High Frequency Economics tem uma previsão mais negativa, antecipando um recuo de 0,9% do PIB no último trimestre de 2012. Já o Credit Suisse espera uma queda de 0,5% da economia da zona euro nos últimos três meses do ano passado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório