Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

"Nós estamos, como país, manifestamente no bom caminho"

O vice-primeiro-ministro abordou o tema das exportações.

"Nós estamos, como país, manifestamente no bom caminho"
Notícias ao Minuto

11:31 - 09/09/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Exportações

Paulo Portas falou aos jornalistas numa sessão organizada pela AICEP, em Lisboa, onde felicitou os resultados das exportações portuguesas e a forma como estas têm contribuído para uma evolução do setor económico e para a transformação da economia.

“Nós estamos, como país, manifestamente no bom caminho em termos de comércio internacional. Estamos a exportar muito, estamos a exportar mais e, fazendo o balanço correto entre exportações de bens e de serviços, estamos com uma balança com uma tendência positiva”, enalteceu o vice-primeiro-ministro.

O líder do CDS lembrou que as exportações portuguesas cresceram em julho e que, mantendo esta “tendência manifestamente positiva”, o país voltará a bater recordes como nos anos anteriores. “Portugal estará em 2015 com uma balança comercial positiva, exportamos mais do que importamos e isso acontece pela terceira vez em 40 anos, é o terceiro ano consecutivo em que temos balança comercial positiva, se esta tendência se mantiver”, referiu.

"Haverá sempre meses piores ou meses melhores, já temos sete meses do ano, até julho inclusive, com números fechados. Nesses sete meses as exportações em termos homólogos cresceram em seis meses e só desceram no primeiro, em janeiro", disse.

O governante acrescentou que é, por isso, "manifesto que as empresas exportadoras, os bens e serviços que Portugal vende ao exterior, as marcas, os produtos, aquilo que define o Portugal moderno e tradicional lá fora em termos de bens e serviços está a comportar-se francamente bem em 2015".

Paulo Portas salientou ainda que este cenário “reflete um ambiente de maior confiança económica e uma capacidade exportadora das nossas empresas”, realçando que se trata de uma “proeza”. “É extraordinário o contributo que o setor exportador está a dar para o crescimento económico e para a transformação da nossa economia”, concluiu o vice-primeiro-ministro.

O líder centrista lembrou que dentro de dias serão divulgados os números das exportações de serviços, nos quais está incluído o turismo, estimando que os mesmos "darão a confirmação de que Portugal estará em 2015 com uma balança comercial positiva".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório