Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Bancos chineses anunciam lucros impulsionados por negócios no exterior

Os 16 bancos chineses cotados em bolsa alcançaram um ligeiro aumento dos lucros no primeiro semestre, face a 2014, com os negócios no exterior a compensar o abrandamento da economia doméstica, informa hoje a agência Xinhua.

Bancos chineses anunciam lucros impulsionados por negócios no exterior
Notícias ao Minuto

11:00 - 05/09/15 por Lusa

Economia China

Entre os quatro gigantes bancários chineses - Banco Industrial e Comercial da China (ICBC), Banco da China (BOC), Banco da Agricultura (ABC) e Banco das Comunicações (CCB) - o BOC obteve o avanço mais expressivo dos lucros líquidos, de 1,69%.

Em lucros antes de impostos, a única instituição financeira chinesa com sucursal em Portugal anunciou 4,17 mil milhões de euros, com operações fora da China.

O bom desempenho além-fronteiras dos bancos chineses foi confirmado pelos relatórios intercalares do ICBC (um aumento dos lucros de 13% para 241 milhões de euros), CCB (subiu 35% para 298 milhões) e o ABC (aumento de 22.8% para 255 milhões).

Yi Huiman, presidente do ICBC, disse à Xinhua que o banco está a aumentar as operações no exterior, como forma de melhorar a sua competitividade global.

A flutuação nas taxas de câmbio, que afetam a liquidez da moeda chinesa, o Renminbi (RMB), constituem um novo desafio para as estratégias dos bancos chineses no exterior, escreveu a agência chinesa.

"A liquidez 'offshore' do RMB vai aumentar à medida que este se globaliza. Os negócios transfronteiras com RMB continuam a ter bastante peso nos setores financiados por bancos chineses fora do país", disse Mao Yumin, presidente do CCB Asia, citado pela Xinhua.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório