Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Lesados do Novo Banco têm até ao dia 18 para decisão final

Novo Banco envia documento informativa a lesados do BES até à próxima semana.

Lesados do Novo Banco têm até ao dia 18 para decisão final
Notícias ao Minuto

18:59 - 03/09/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia CMVM

O Novo Banco vai enviar um documento informativo simplificado a todos os clientes que subscreveram séries comerciais sobre ações preferenciais, até ao próximo dia 8 de setembro. O objetivo é que estes possam repensar a sua decisão sobre a proposta apresentada para reaverem as poupanças aplicadas no BES.

A decisão surge na sequência do aviso da CMVM que havia informado que queria que o banco liderado por Stock da Cunha desse mais tempo aos clientes lesados para que estes tomassem uma decisão relativamente à proposta apresentada.

A CMVM solicitava “ao Novo Banco a elaboração e entrega aos clientes de um documento informativo simplificado onde sejam apresentadas de forma clara, completa e inequívoca as condições e características da proposta de solução, bem como das suas alternativas".

O regulador do mercado informa agora que o documento vai ser enviado até ao dia 8 de setembro, tendo os clientes lesados até às 24h do dia 18 do mesmo mês para anunciar ao Novo Banco a sua decisão.

O Novo Banco fez em julho uma proposta aos clientes não residentes que subscreveram séries comerciais sobre ações preferenciais comercializadas pelo BES para que venham a receber o capital investido, de forma faseada.

Os emigrantes têm reclamado o dinheiro investido, afirmando que se sentem lesados porque sempre quiseram aplicar as poupanças em depósitos a prazo (com capital e juro garantidos) e que foram os gestores do BES que aplicaram o dinheiro em ações preferenciais, sem o seu conhecimento.

A solução comercial proposta agora pelo Novo Banco prevê a assinatura prévia dos clientes para que o Novo Banco e o Credit Suisse possam anular os veículos financeiros. Só depois será possível avançar com a proposta que garante pelo menos 60% do capital investido, e liquidez se essa for a opção, assim como um depósito anual crescente a seis anos, que prevê recuperar no mínimo 90% do capital investido.

Segundo a informação dada pelo Novo Banco, até quarta-feira da semana passada mais de 50% dos emigrantes aceitaram a proposta, o que corresponde a mais de 3.500 dos 7.000 clientes. Ao total dos clientes em causa correspondem aplicações no valor global de 720 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório