Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Mario Draghi, o segundo mais poderoso da economia

Presidente do Banco Central Europeu surge em destaque na eleição do Jornal de Negócios. Influência no sistema financeiro vale ao italiano um lugar no pódio.

Mario Draghi, o segundo mais poderoso da economia
Notícias ao Minuto

08:45 - 03/09/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Lista

A segunda posição da lista de figuras mais poderosas da economia portuguesa já tem dono. O Jornal de Negócios escolheu Mario Draghi para o pódio, deixando o líder do Banco Central Europeu um lugar acima de Pedro Passos e a apenas um lugar da posição de maior poder em Portugal.

O Mecanismo Único de supervisão, criado em novembro do ano passado, é visto como o auge do impacto de Mario Draghi no sistema financeiro, sendo considerado "uma das transformações fundamentais da arquitetura institucional europeia".

A decisão de ajudar os países da Zona Euro através do programa de compra de ativos é também elogiada, pelo impacto positivo que teve nos juros da dívida pública portuguesa e nas taxas de juro dos empréstimos bancários. A maior liquidez permitiu reduzir os custos de financiamento, permitindo um aumento do consumo e investimento na economia.

Na lista de aliados e amigos de Mario Draghi surgem os líderes de várias instituições internacionais, como Janet Yellen, Jean-Claude Juncker e Christine Lagarde, mas os nomes nacionais também estão presentes. Carlos Costa e o vice-presidente do BCE Vítor Constâncio são apontados pelo Jornal de Negócios como aliados de Draghi.

Do outro lado da 'barricada', os inimigos do presidente do BCE não são menos poderosos: o Ministro das Finanças alemão Wolfgang Schauble e Alexis Tsipras juntam-se a Josephine Witt, a jovem que em abril saltou para a mesa de Mario Draghi em plena conferência de imprensa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório