Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

Portugal paga o mesmo que França e Alemanha por eletricidade

Dados do Eurostat revelam que Portugal e Espanha pagam quase o mesmo que países como Alemanha e França, apesar das diferenças quanto aos poderes de compra.

Portugal paga o mesmo que França e Alemanha por eletricidade
Notícias ao Minuto

09:01 - 03/09/15 por Notícias ao Minuto

Economia Eurostat

Dados do Eurostat revelados na terça-feira mostraram que os preços da eletricidade na Europa têm vindo a cair notoriamente desde 2013, mas não aos níveis adequados ao poder de compra de cada país.

Prova disso são as quedas verificadas em países como França e Alemanha, comparativamente aos periféricos Portugal e Espanha. Atualmente, países da Península Ibérica pagam tanto pela eletricidade e gás como as ‘capitais’ europeias, fator que o Eurostat justifica com “o isolamento geográfico”.

Segundo o jornal i, Alemanha e França conseguiram uma redução dos preços de valores acima dos 50 euros, pagando 30 euros e 40 euros por megawatt hora (€/MWh), respetivamente. Já em Portugal, os preços variaram apenas sete euros, atingindo valores na ordem dos 27,4€/MWh, e fixando-se ao nível de países como o Chipre e Espanha.

Portugal fica assim em terceiro lugar no que toca à carga fiscal aplicada à eletricidade, pesando 42% no peso total, ao passo que a média europeia se situa nos 32%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório