Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

Fosun é "um susto" no negócio de venda do Novo Banco

A porta-voz do BE, Catarina Martins, declarou hoje que o potencial comprador chinês do Novo Banco, a chinesa Fosun, "é um susto", recordando o negócio do mesmo investidor asiático relativo à seguradora Fidelidade.

Fosun é "um susto" no negócio de venda do Novo Banco
Notícias ao Minuto

19:28 - 02/09/15 por Lusa

Economia Catarina Martins

"A Fosun é um susto porque comprou a Fidelidade com o dinheiro da própria Fidelidade. Deu mil milhões de euros e depois foi lá buscá-los para pagar o negócio que já tinha feito. Ter quem já fez este esquema com a Fidelidade a fazer o mesmo com o Novo Banco não é certamente bom para o país", afirmou a dirigente bloquista, à margem de uma ação de pré-campanha, em Lisboa.

Questionada sobre declarações do ministro da Economia, Pires de Lima, e com os alertas da Unidade Técnica de Apoio Orçamental do parlamento sobre o risco de incumprimento da meta estabelecida para o défice (2,7%), Catarina Martins criticou a postura do executivo da maioria.

"O Governo não fez nada para evitar isto, nem no passado nem agora porque, depois de tudo o que aconteceu, recusou-se a alterar toda a legislação que prevenia perdas futuras", lamentou.

Segundo a porta-voz bloquista, "o ministro da Economia tem uma certa piada, às vezes, a falar. Pires de Lima afirmou que as coisas também têm de se fazer bem feitas", mostrando-se confiante "na capacidade do senhor governador [Carlos Costa] e no Banco de Portugal para conduzirem este processo de forma competente e diligente".

"Lembro que nos têm dito sempre que não há riscos para os contribuintes no Novo Banco, agora até o Governo já reconhece que há. Não sei onde o ministro anda com a cabeça. Talvez fosse bom que olhasse para o país, mas quem nunca teve essa capacidade, não é agora em final de mandato que a vai ter", afirmou a deputada do BE.

O ministro da Economia, António Pires de Lima, reiterou hoje a confiança do Governo no Banco de Portugal (BdP) e no seu governador, Carlos Costa, no âmbito do processo de negociação para a venda do Novo Banco.

"Creio que existe no Governo uma total confiança que o BdP saberá conduzir este processo com competência e é ao BdP que compete a decisão em matéria tão delicada. Nenhuma instituição, com a relevância para a economia que tem o Novo Banco ganha em viver em incerteza acionista durante muito tempo, isso afeta a gestão do banco", disse Pires de Lima.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório