Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
10º
MIN 8º MÁX 15º

Venda do Novo Banco "pode colocar-nos no caminho das pedras outra vez"

Estado Social foi o tema de análise de Medina Carreira esta noite na TVI 24.

Venda do Novo Banco "pode colocar-nos no caminho das pedras outra vez"
Notícias ao Minuto

23:45 - 01/09/15 por Andrea Pinto

Economia Medina Carreira

Para Medina Carreira, o Estado Social não é um tema para ser discutido em campana eleitoral, pois encontramo-nos numa fase de promessas. Preocupado com o facto de o futuro do Estado Social depender das contas públicas, o comentador lembrou o impacto que o Novo Banco pode ter na economia do país.

“O problema do Estado Social é que agrada a quem recebe benefícios e agrada a políticos que prometem benefícios. Antes isso era fácil porque havia dinheiro. Agora é o diabo”, afirmou no programa ‘Olhos nos Olhos’ da TVI24.

Posto isto, considera que este é um tema a ser abordado por "pessoas de outros lados" que se reúnam e queiram discutir o assunto e não pelos políticos.

Lembrando que o Estado Social depende do dinheiro que o Governo tenha disponível, o comentador da TVI lembrou que “qualquer deslize político pode aumentar “o endividamento público”. E neste aspeto, a venda do Novo Banco pode colocar o país novamente no caminho da austeridade.

“Com a história do Novo Banco o défice público é capaz de saltar”, disse, lembrando as perdas que se podem verificar com a venda do banco que ficou com os ativos bons do BES. “Quem comprar tem que ser imensamente cauteloso. Se alguém comprar um cavalo doente dá pouco dinheiro por ele”, disse.

As perdas que daí podem resultar, poderão fazer com que os portugueses percorram “o caminho das pedras outra vez”, disse.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório