Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Decisão da Autoridade da Concorrência não concluiu processo

O porta-voz da Federação dos Sindicatos de Transportes e Comunicações (FECTRANS) na Carris, Manuel Leal, disse hoje que o parecer da Autoridade da Concorrência sobre a privatização da empresa não conclui o processo.

Decisão da Autoridade da Concorrência não concluiu processo
Notícias ao Minuto

20:14 - 01/09/15 por Lusa

Economia Sindicatos

"Não nos parece que este parecer da Autoridade da Concorrência conclua o processo, e os trabalhadores terão definitivamente uma palavra a dizer na continuação da luta contra ele", afirmou à agência Lusa Manuel Leal.

Segundo o porta-voz da FECTRANS na Carris, o processo de privatização "está cheio de ilegalidades", incluindo o próprio contrato que foi avaliado pela Autoridade da Concorrência.

"Obviamente, que junto do Tribunal de Contas também já fizemos eco de todas estas ilegalidades", disse, insistindo que o processo está longe de ser concluído e que vai continuar a contar com a luta dos trabalhadores para "derrotar" aquela intenção.

O Conselho da Autoridade da Concorrência divulgou hoje o parecer que dá luz verde à subconcessão do Metropolitano de Lisboa e da rodoviária Carris ao grupo espanhol de transportes urbanos Avanza.

O Governo anunciou em junho que o grupo espanhol Avanza venceu o concurso para subconcessão da Carris e do Metro de Lisboa, garantindo que isso vai implicar uma poupança anual para o Estado superior a 25 milhões de euros e mais de 215 milhões de euros durante o período de concessão, que é de oito anos.

Os trabalhadores dos transportes públicos que servem a Grande Lisboa anunciaram hoje que vão encetar várias ações de luta durante este mês para se manifestarem contra a concessão da Carris e do Metro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório