Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Dezenas de empresas portuguesas presentes em feira em Munique

Quase 30 empresas portuguesas do setor têxtil "invadem" a partir de hoje, com tecidos e as novas tendências para a próxima estação outono/inverno 2016/17, o salão 'Munich Fabric Start', que decorre até quinta-feira, na cidade alemã de Munique.

Dezenas de empresas portuguesas presentes em feira em Munique
Notícias ao Minuto

17:36 - 01/09/15 por Lusa

Economia Têxteis

"A dimensão, a quantidade e qualidade da presença portuguesa no 'Munich Fabric Start', onde estão presentes os grandes 'players' [intervenientes] do mercado, ajuda a perceber a importância que o setor têxtil português tem no xadrez mundial", disse à agência Lusa o responsável da Associação Selectiva Moda, Manuel Serrão, que leva 13 das empresas portuguesas a Munique, no âmbito do projeto de internacionalização 'From Portugal'.

A participação destas 13 empresas portuguesas é promovida pela Associação Selectiva Moda e cofinanciada pelos Fundos Europeus Estruturais e de Investimentos (FEEI), enquadrado no Programa Operacional da Competitividade e Internacionalização (POCI), no Portugal 2020 e COMPETE 2020.

O projeto 'From Portugal' conta com cerca de 81 ações internacionais que decorrem no segundo semestre de 2015 e no ano de 2016, e que abarcam toda a fileira têxtil e moda, espalhadas por quatro continentes, num investimento total de mais de 13 milhões de euros.

Além destas 13 dessas empresas, estarão ainda presentes mais 14 empresas portuguesas, das quais, explica Manuel Serrão, algumas participam no grupo da associação, mas não recebem incentivos e outras têm projetos próprios.

As 13 empresas portuguesas que participam no âmbito da iniciativa da Associação Selectiva Moda são: A.Sampaio&Filhos Têxteis, Albano Morgado, Burel Factory, Lemar, Living Colours& A Fiandeira, Luís Azevedo & Filhos Lda., Lurdes Sampaio, Quick Code, SanMartin, Sidónios Knitwear, Texser, Tintex e Troficolor.

As restantes 14 são as seguintes: Adalberto Estampados, Familitex Tecelagem Lda., Gierlings Velpor, OPS Operative Textile Solutions, Paulo de Oliveira, Penteadora, Riopele, Somelos Tecidos, Tessimax Lanifício, Teviz by Polopique, TMG Textiles, Trimalhas, Vilarinho e Vilartex.

"Em termos de dimensão, a presença portuguesa [neste evento] é muito importante. Muitas empresas europeias têm uma dimensão inferior às nossas", destacou Manuel Serrão, lembrando que a presença das empresas portuguesas de forma individual e regular chega agora aos quatro anos.

Manuel Serrão destaca que se trata de empresas exportadoras que "continuam a afirmar-se positivamente" e afirmou que a exportação representa em média 80% a 90% do negócio destas empresas.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório