Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

E agora, Novo Banco? Saiba o que pode vir aí

Com o Banco de Portugal (BdP) a anunciar o fracasso das negociações com o grupo Anbang, o negócio assume outros contornos.

E agora, Novo Banco? Saiba o que pode vir aí
Notícias ao Minuto

14:51 - 01/09/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Economia Vendas

A Anbang terá tentado baixar o valor a pagar pelo Novo Banco, que a imprensa referiu inicialmente rondar os 3.000 milhões de euros, o que terá contribuído para inviabilizar o negócio.

Com isto, a seguradora chinesa falha, por agora, a oportunidade de se impor como um operador mais significativo no mercado bancário europeu, em que detém apenas a subsidiária belga do banco holandês Delta Lloyd Bank, num negócio fechado por 206 milhões de euros em julho.

Quem entra agora mais a sério na equação é o grupo norte-americano Apollo, que vai agora negociar com o Banco de Portugal a compra do Novo Banco.

Criado há 24 anos, ficou conhecido em Portugal depois de ter adquirido a seguradora Tranquilidade. Agora, volta à mesa das negociações com o BdP.

A favor, o grupo Apollo tem ativos no valor de 127 mil milhões de euros, está cotado na Bolsa de Nova Iorque e tem 10 escritórios na América do Norte, Europa e Ásia.

Caso o grupo chegue a acordo para a compra do Novo Banco, passa a deter em Portugal dois negócios complementares: um banco e uma seguradora.

Mas há outro grupo na corrida, a chinesa Fosun. Esta é uma hipótese para reforçar a sua presença em Portugal, onde já detém a companhia de seguros Fidelidade e a Luz Saúde.

Saliente-se ainda que através da Fidelidade, a Fosun controla 5,3% da REN - Redes Energéticas Nacionais.

No primeiro semestre deste ano, a empresa com sede em Xangai lucrou 3.617 milhões de yuan (506,9 milhões de euros).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório