Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Lucro das maiores cotadas nacionais aumentou 72% no primeiro semestre

Empresas presentes no principal índice tiveram uma primeira metade do ano muito positiva. Sucesso da banca deu 'empurrão' decisivo ao balanço final.

Lucro das maiores cotadas nacionais aumentou 72% no primeiro semestre
Notícias ao Minuto

13:30 - 01/09/15 por Notícias ao Minuto

Economia Bolsas

As grandes empresas presentes na bolsa de Lisboa viveram meses felizes no primeiro semestre de 2015. De acordo com as contas do Diário Económico, os resultados financeiros melhoraram de forma substancial, com os lucros a aumentarem 72% em relação ao mesmo período do ano passado.

Entre janeiro e junho deste ano, as 18 empresas transacionadas no índice PSI20 (as ações do BES continuam congeladas) acumularam ganhos de 1,95 mil milhões de euros, mais 820 milhões de euros do que nos mesmos meses de 2014. A recuperação da banca foi a grande responsável pela subida dos lucros, apesar de o setor não-financeiro também ter acelerado.

O BCP liderou os ganhos, com o aumento de 302,9 milhões de euros a transformar os prejuízos do ano passado em lucros. Excluindo os bancos, foi a Galp quem mais ganhou: a petrolífera nacional aumentou os lucros em 195 milhões de euros, ganhando quase o dobro em relação ao ano passado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório