Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 15º MÁX 21º

Grandes clientes herdados do BES pesam nas contas do Novo Banco

Administração de Stock da Cunha teve surpresas desagradáveis após a análise das contas. Impacto dos empréstimos irregulares pode ter limitado as negociações para venda do banco de transição.

Grandes clientes herdados do BES pesam nas contas do Novo Banco
Notícias ao Minuto

08:20 - 01/09/15 por Notícias ao Minuto

Economia Crédito

O Novo Banco continua a sentir os efeitos da pesada herança deixada pelo antigo Banco Espírito Santo. A instituição financeira criada com os ativos não-tóxicos do antigo banco privado registou prejuízos de 251,9 milhões de euros nos primeiros seis meses deste ano, graças ao peso dos empréstimos a grandes clientes.

Segundo o Jornal de Negócios, o Novo Banco recebeu do BES vários empréstimos irregulares, concedidos a clientes para que pudessem pagar outros créditos já contraídos no próprio banco. A revisão das contas obrigou à criação de reservas financeiras de 103 milhões de euros para compensar as potenciais perdas, desequilibrando de forma decisiva o balanço final.

Uma situação que se agrava tendo em conta o processo de venda do Novo Banco. De acordo com o Negócios, o 'buraco' financeiro do primeiro semestre e a descoberta de empréstimos fraudulentos não agradou aos candidatos à compra do Novo Banco, limitando as negociações.

As conversas entre Banco de Portugal e Anbang decorrem até à meia-noite de hoje,mas não existe ainda qualquer notícia sobre o sucesso ou fracasso da operação. Em cima da mesa continua a hipótese de chamar os norte-americanos da Apollo caso o acordo com o grupo chinês tenha falhado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório