Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Mês 'negro' dos mercados custou 4,7 mil milhões a Portugal

Dificuldades asiáticas provocaram efeito de contágio na praça acionista de Lisboa. Investidores estão a fugir das ações nacionais apesar de resultados semestrais muito positivos.

Mês 'negro' dos mercados custou 4,7 mil milhões a Portugal
Notícias ao Minuto

10:48 - 31/08/15 por Notícias ao Minuto

Economia Bolsas

O colapso recente dos mercados financeiros mundiais está a custar muito dinheiro à bolsa portuguesa. Depois de um período de resultados acima das expectativas, as cotadas nacionais pareciam estar a criar condições para fortes ganhos ao longo das próximas semanas, mas as dificuldades na Ásia provocaram um efeito de contágio negativo.

Desde o início de agosto, o mercado lisboeta já perdeu 4,7 mil milhões de euros, um valor equivalente a 7,51% da valorização total do principal índice. De acordo com o Diário Económico, a Galp lidera a lista de perdas, valendo hoje menos 865 milhões de euros do que no dia 1 deste mês. A EDP surge logo atrás, com uma queda de 823 milhões de euros.

A Semapa foi a única empresa do PSI 20 que conseguiu fugir à onda negativa, ganhando 34,7 milhões de euros no mercado.

O mês de agosto está a ser um dos piores para os mercados financeiros desde que começou a crise mundial de 2008. Europa, Estados Unidos e Ásia estão a sentir os efeitos do abrandamento chinês, caindo a um ritmo pouco visto nos últimos anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório