Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Troika admite falhanço na redução da dívida portuguesa

Último representante do trio de entidades que resgataram Portugal fala de um ajustamento mais fraco do que o esperado. Crescimento económico também desiludiu.

Troika admite falhanço na redução da dívida portuguesa
Notícias ao Minuto

09:45 - 31/08/15 por Notícias ao Minuto

Economia Albert Jaeger

A troika está prestes a sair oficialmente de Portugal, mas o impacto das decisões tomadas ao longo dos últimos anos continua a ser bem visível. Em entrevista ao Diário Económico, o último representante oficial da missão de resgate admite que nem tudo correu como esperado no programa: “Alcançou os grandes objetivos. Não alcançou duas coisas que talvez se esperassem dele”.

“Os níveis de endividamento do setor privado e público só estabilizaram, não se reduziram significativamente. E o crescimento ficou aquém”, diz Albert Jaeger, culpando as surpresas desagradáveis encontradas nas contas do Estado: “Muita dívida que estava escondida apareceu. Era algo que não tinha sido antecipado”.

O dia 1 de setembro marca a saída oficial dos últimos membros da troika de território nacional, passando a ser feito um acompanhamento mais distante. As empresas privadas vão, no entanto, continuar a ser alvo de atenção redobrada. Albert Jaeger diz que é preciso fechar as portas das companhias com grande endividamento e baixa produtividade e “deslocar os trabalhadores para empresas com melhor performance”.

Para terminar, o representante da missão tripartida do BCE, FMI e Comissão Europeia falou da polémica medida de aumentar a TSU para os trabalhadores, garantindo que “houve um entendimento errado do que a medida faz”. “Algumas pessoas pensaram que era substituta das reformas estruturais. Não é. (…) Talvez tenha sido mal vendida, sobrevalorizada”, conclui Albert Jaeger.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório