Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 8º MÁX 15º

Governo recusa 'congelamento' da venda do Novo Banco

Executivo de Passos Coelho não quer adiar negociações. Processo deverá ser concluído hoje, mesmo que falhem as conversas com a favorita Anbang.

Governo recusa 'congelamento' da venda do Novo Banco
Notícias ao Minuto

08:20 - 31/08/15 por Notícias ao Minuto

Economia Privatização

O Governo quer acertar a privatização do Novo Banco o mais rapidamente possível. O processo de venda tem conclusão marcada para a meia-noite de hoje, mas nos últimos dias tem sido levantada a hipótese de adiar a decisão final caso falhem as negociações com a gigante chinesa Anbang. Uma perspetiva que, de acordo com o Diário Económico, não agrada ao Executivo de Pedro Passos Coelho.

Um 'congelamento' do processo de venda obrigaria a encontrar uma solução para recapitalizar o banco liderado por Stock da Cunha, pesando novamente nos cofres do Fundo de Resolução. O mecanismo de ajuda à banca seria forçado a pedir mais um empréstimo ao Estado ou às instituições financeiras nacionais, aumentando o risco de instabilidade do sistema.

O Executivo quer por isso acelerar o processo de decisão, mas as negociações não estão a ser fáceis. As últimas notícias dão conta de um 'endurecimento' das negociações, com a Anbang a exigir que o custo da recapitalização seja retirado do preço final a pagar. Uma oferta de 3,5 mil milhões de euros passaria a render apenas 2,5 mil milhões de euros ao Fundo de Resolução, obrigando a banca portuguesa a cobrir os prejuízos.

Caso caia o acordo com a Anbang, o Banco de Portugal mantém ainda a porta aberta aos outros dois candidatos finais, os norte-americanos da Apollo e os chineses da Fosun.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório