Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 26º

"Se pensões estivessem nas bolsas, valeriam metade"

Catarina Martins, deputada do Bloco de Esquerda, explicou a posição do partido em relação à TSU e à Segurança Social.

"Se pensões estivessem nas bolsas, valeriam metade"
Notícias ao Minuto

07:40 - 30/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Catarina Martins

Catarina Martins, em entrevista ao Jornal de Notícias, explicou as propostas do Bloco de Esquerda para reestruturar a dívida, e a forma como avalia o corte da Taxa Social Única (TSU), mantendo-se longe das pretensões de que o partido tenha uma coligação com o PS.

A coordenadora do Bloco não se revê nas propostas dos socialistas e garante que não haverá uma coligação entre partidos que não lutem contra a austeridade. Quando confrontada com a questão da reestruturação da dívida, relembra que “este foi o Governo que fez aumentar mais a dívida”.

“O país deve entrar nesse processo negocial [de restruturação da dívida] de forma determinada, dizendo que o objetivo é reduzir a dívida para 60% do PIB”, explica a deputada do Bloco, mostrando que será necessário um período de carência para ter folga financeira e investir na criação de emprego.

Por outro lado, Catarina Martins acredita que baixar os descontos para a TSU “é uma asneira”. “Estamos a cortar agora o financiamento da Segurança Social e estamos a dizer que quem trabalha hoje já sabe que vai ter uma pensão mais baixa”, esclarece.

Assim, e tendo em conta a crença nos estudos que revelam que o “sistema de Segurança Social é sustentável até 2060”, a coordenadora do Bloco de Esquerda acredita que “a Segurança Social não deve ter alterações bruscas”.

Catarina Martins garante ainda que “não há maior instabilidade do que a de um Governo que propõe o plafonamento da Segurança Social, o que significa a sua privatização”, relembrando que se trata de uma “irresponsabilidade”.

“Se as pensões lá estivessem [nas bolsas financeiras] já tinham perdido metade do valor”, salvaguarda, explicando que o mercado privado é muito irregular para colocar as pensões que asseguram o futuro.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório