Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 19º

Como os imigrantes ajudam a Economia e a Segurança Social

Efeito positivo dos residentes estrangeiros é visível em vários setores. Migrantes ajudam Estado a ter contas mais saudáveis e ainda criam emprego.

Como os imigrantes ajudam a Economia e a Segurança Social
Notícias ao Minuto

08:30 - 28/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Migrações

Numa altura em que a Europa vive uma das maiores crises migratórias de sempre, apolítica de abertura de fronteiras tem sido um dos temas mais discutidos no ‘velho continente’. Olhando para a realidade portuguesa, é possível perceber que a decisão de acolher imigrantes tem grandes vantagens para o país.

De acordo com o Diário Económico, o impacto dos residentes estrangeiros em Portugal é claramente positivo, contribuindo para a criação de emprego, para o equilíbrio das contas da Segurança Social e evitando o envelhecimento da população. Para o especialista Jorge Malheiros, os imigrantes trazem uma “geração de novas ideias” e “contribuem ao nível da criatividade e da inovação”.

Para o professor da Universidade de Lisboa, os estrangeiros que entram em Portugal “criam algum emprego, pagam impostos e contribuem para a Segurança Social”, o que “estimula a economia”.

Recorde-se que em território nacional existem 395.195 imigrantes residentes em Portugal, de acordo com os dados do ano passado do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras. O Brasil é o país mais representado, com Cabo Verde, Ucrânia, Roménia e China a aparecerem logo a seguir na lista oficial.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório