Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Festas do Povo de Campo Maior são "expressão máxima" da autenticidade

O presidente do Turismo de Portugal classificou hoje as Festas do Povo de Campo Maior (Portalegre) como a "expressão máxima da autenticidade" do povo português, considerando a iniciativa "importante" para o setor no país.

Festas do Povo de Campo Maior são "expressão máxima" da autenticidade
Notícias ao Minuto

14:50 - 25/08/15 por Lusa

Economia Turismo

"A expressão das Festas do Povo, para mim, é a expressão máxima da autenticidade do povo português, neste caso do povo de Campo Maior, do povo alentejano", disse João Cotrim de Figueiredo.

O presidente do Turismo de Portugal falava nos Paços do Concelho de Campo Maior, no decorrer da cerimónia de entrega, pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo ao município, da candidatura da classificação das Festas do Povo de Campo Maior a Património Imaterial da Humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

João Cotrim de Figueiredo fez, ainda, questão de sublinhar que a classificação na lista representativa do Património Cultural e Imaterial da UNESCO vai "aumentar" a responsabilidade organizativa das festas, defendendo que as mesmas sejam sempre organizadas pelo povo de Campo Maior.

"Se há coisa que esta classificação, que se prevê rápida, fará é aumentar a responsabilidade para que o modelo organizativo que dá ao povo a grande responsabilidade de organizar as festas se mantenha. No dia em que as festas deixem de ser as festas do povo deixam de ter o valor que têm", disse.

Fonte do município disse à agência Lusa que a candidatura das Festas do Povo de Campo Maior vai ser entregue "em breve" no Ministério dos Negócios Estrangeiros, para, depois, ser apresentada à UNESCO em 2017.

No decorrer da cerimónia, o presidente do município de Campo Maior, Ricardo Pinheiro, sublinhou que a classificação será um "passo importante" no desenvolvimento económico da região, uma vez que é "capaz de atrair" turistas de todo o mundo, "valorizando" dessa forma daquele território.

As Festas do Povo de Campo Maior começaram no sábado e decorrem até domingo, prevendo a organização que mais de um milhão de pessoas visite a vila neste período.

Os festejos, promovidos pela Associação das Festas do Povo de Campo Maior, envolvem a ornamentação das ruas, sobretudo do centro histórico, com milhares de flores em papel feitas pela população.

De tradição secular, as festas tiveram a última edição em 2011.

As Festas do Povo só se realizam quando a população da vila quer e são reconhecidas internacionalmente pela sua "originalidade e cariz popular", com os habitantes a prepararem, durante meses, a ornamentação das ruas com flores de papel.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório