Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Compra da TAP espera 'luz verde' de Alemanha e Espanha

Passagem para as mãos da Gateway está fora dos limites da Comissão Europeia. Importância da transportadora portuguesa no mercado espanhol e alemão obriga reguladores a pronunciarem-se.

Compra da TAP espera 'luz verde' de Alemanha e Espanha
Notícias ao Minuto

12:25 - 25/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Transportes

Bruxelas declarou-se “incompetente para julgar” a venda da TAP ao consórcio liderado por David Neeleman, mas isso não significa que o processo possa ser concluído. De acordo com o Jornal de Negócios, o negócio acordado entre o governo português e a Gateway precisa de receber a aprovação de dois países: Alemanha e Espanha.

A obrigação de esperar pelo ‘sim’ surge devido às regras específicas dos dois mercados: as leis de Espanha e Alemanha obrigam os reguladores a aprovar os negócios de empresas com quotas de mercado significativas a operar em território interno. A TAP encaixa nestes critérios, precisando por isso de ‘luz verde’ para concluir o processo de venda.

Além dos dois gigantes europeus, o negócio também terá de ser aprovado pela Autoridade da Concorrência em Portugal. O regulador luso irá pronunciar-se quanto à compra de 61% da TAP pelo consórcio Atlantic Gateway no prazo de 30 dias após ser oficialmente notificado.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório