Meteorologia

  • 04 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Conselho de Ministros aprova amanhã cortes de 4 mil milhões

A reunião de Conselho de Ministros que está agendada para este sábado destinar-se-á ao debate do plano de cortes nas funções sociais do Estado, adiantou na quinta-feira à noite o social-democrata, Luís Marques Mendes, no programa da TVI24 ‘Política Mesmo’. A redução na despesa pública fixar-se-á “acima dos 3 mil milhões de euros” em 2014, avançou o conselheiro de Estado. A este valor acresce um plano de contingência contra riscos orçamentais para este ano de 800 milhões.

Conselho de Ministros aprova amanhã cortes de 4 mil milhões
Notícias ao Minuto

06:21 - 08/02/13 por Notícias Ao Minuto

Economia Marques Mendes

O tão polémico corte de 4 mil milhões de euros no Estado Social começa a ser debatido amanhã em Conselho de Ministros, revelou o antigo líder social-democrata, Luís Marques Mentes, no programa ‘Política Mesmo’, na antena da TVI24. A reunião do Executivo liderado por Pedro Passos Coelho, que por norma tem lugar às quintas-feiras, foi adiada para sábado em virtude do Conselho Europeu que está a decorrer.

O programa de redução da despesa pública deverá ultrapassar “os 3 mil milhões de euros” (3,2 mil milhões) em 2014, avançou Marques Mendes, a que acresce uma tesourada avaliada em 800 milhões já este ano, a propósito de um plano de contingência contra riscos orçamentais, que integra o chamado ‘plano B’ exigido por Bruxelas.

O ‘plano B’ salvaguarda um possível chumbo do Tribunal Constitucional de algumas normas do Orçamento do Estado para 2013, que foram enviadas para fiscalização sucessiva por várias entidades, nomeadamente, pelo Presidente da República, Cavaco Silva, explicou esta semana o secretário de Estado da Administração Pública, Hélder Rosalino.

Por sua vez, o ministro de Estado e das Finanças, Vítor Gaspar, avisou já, no princípio deste mês, quando questionado por elementos da maioria parlamentar sobre esta matéria, que "vêm aí coisas duras", indica hoje o semanário Sol, realçando ainda que o responsável tem vindo a exercer pressão junto dos restantes ministros.

As medidas que se prendem com os cortes nas funções sociais do Estado têm de ser apresentadas até ao fim deste mês, a tempo da sétima avaliação da troika ao programa de ajustamento português.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório