Procurar

Novo Banco: Anbang ou nada?

Grupo chinês surge destacado na última fase das negociações para a venda do Novo Banco. Caso falhe o acordo com a empresa chinesa, negócio corre sérios riscos de ser suspenso.

Novo Banco: Anbang ou nada?

© Global Imagens

Notícias Ao Minuto
21/08/2015 08:04 ‧ há 10 anos por Notícias Ao Minuto

Depois de vários meses de conversas, surgiu um favorito claro à compra do Novo Banco. A Anbang Insurance foi o único candidato a melhorar a proposta feita na última fase das negociações, apresentando uma soma de 3,5 mil milhões de euros que parece ter convencido o Banco de Portugal.

Segundo fontes citadas pelo Diário Económico, “há 60% de probabilidade” de o negócio com o grupo chinês ser concluído com sucesso até ao final deste mês. No entanto, caso as conversas entre Anbang e regulador português falhem, o processo de privatização pode ficar comprometido.

De acordo com o Económico, o Novo Banco não será vendido a qualquer preço, deixando a porta aberta a uma suspensão das negociações com os outros dois candidatos: a também chinesa Fosun e os norte-americanos da Apollo.

Neste caso, o Banco de Portugal poderá ser forçado a aumentar o período de vigência do banco de transição por mais três anos, até 2019. Teria ainda de ser realizado um aumento de capital com recurso ao Fundo de Resolução, de forma a garantir a estabilidade financeira do Novo Banco.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10