Procurar

'Buraco' da venda do Novo Banco pode ser tapado com empréstimo da banca

Banco de Portugal está a tentar encontrar soluções para compensar ‘buraco’. Em cima da mesa estão várias opções.

'Buraco' da venda do Novo Banco pode ser tapado com empréstimo da banca

© Reuters

Notícias Ao Minuto
19/08/2015 08:20 ‧ há 10 anos por Notícias Ao Minuto

Com a venda do Novo Banco cada vez mais perto de ficar concluída, a hipótese de serem registados prejuízos para o Fundo de Resolução parece quase garantida. De acordo com as notícias avançadas pela imprensa nacional, a melhor oferta feita pelo conjunto de ativos ‘bons’ do antigo BES não ultrapassa os 3,5 mil milhões de euros.

O valor proposto pela Anbang significa uma perda de 1,4 mil milhões de euros para o mecanismo de ajuda à banca, obrigando a uma compensação. Segundo a edição de hoje do Diário Económico, uma das soluções em análise implica um empréstimo da banca nacional ao Fundo de Resolução, de forma a compensar de forma mais célere o ‘buraco’ criado após a privatização.

Neste caso, a banca portuguesa seria chamada a emprestar um montante suficiente para ajudar o Fundo a pagar imediatamente o valor devido ao Estado, antes de virar atenção para os bancos. Devido ao crédito de 700 milhões ainda pendente, os bancos nacionais iriam tornar-se credores de si próprios, cobrando juros para receber o reembolso do empréstimo feito antes do Novo Banco ser resgatado.

Desta forma, o Banco de Portugal iria evitar a contabilização de perdas potenciais nas contas da banca nacional, contribuindo para a recuperação espelhada nas contas da primeira metade deste ano. Em cima da mesa está também a hipótese de compensar os prejuízos através das contribuições e imposto especial da banca, num processo bastante mais demorado do que o empréstimo imediato.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com

Recomendados para si

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

IMPLICA EM ACEITAÇÃO DOS TERMOS & CONDIÇÕES E POLÍTICA DE PRIVACIDADE

Mais lidas

1

2

3

4

5

6

7

8

9

10