Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

"Estamos a crescer mais do que a zona euro que integramos"

Ministro da Economia congratula-se com o crescimento da economia e aponta a razão fundamental.

"Estamos a crescer mais do que a zona euro que integramos"
Notícias ao Minuto

12:15 - 14/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Pires de Lima

“Os números são francamente positivos”. Foi desta forma que o ministro da Economia reagiu aos dados divulgados hoje pelo INE, dando conta de um crescimento da economia na ordem dos 1,5% no segundo trimestre de 2015.

“Constatamos que Portugal cresce há sete trimestres consecutivos, em termos homólogos, e está a convergir para aquilo que é o padrão económico da zona euro, o que também não acontecia há mais de uma dezena de anos”, congratulou-se Pires de Lima, salientando: “Estamos a crescer mais do que a zona euro onde estamos integrados”.

O governante aproveitou a ocasião para explicar que se trata de um “crescimento sustentado com uma forte recuperação do investimento, a primeira prioridade que o Ministério da Economia definiu há dois anos quando entramos num novo ciclo de recuperação económica”.

Em declarações aos jornalistas, o ministro deu destaque ainda à evolução positiva das exportações, ao crescimento registado no turismo e à criação de emprego. Segundo Pires de Lima, “criaram-se no segundo semestre 106 mil postos de trabalho líquidos, nomeadamente para as pessoas que têm mais qualificações”.

"Atendendo à boa recuperação do investimento, à boa evolução gradual do consumo privado e à forte dinâmica das exportações, creio que esta tendência de crescimento se pode acelerar ao longo do segundo semestre, mas 1,5% é bom", afirmou, à margem de uma visita em Lisboa a laboratórios do Instituto de Soldadura e Qualidade.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório