Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Portugueses sem dinheiro para pagar luz, água e telecomunicações

No Balcão das Injunções encontram-se dívidas de luz, água e telecomunicações.

Portugueses sem dinheiro para pagar luz, água e telecomunicações
Notícias ao Minuto

09:34 - 09/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Injunções

O número de dívidas através do Balcão Nacional de Injunções (BNI) disparou de 185.024, em 2013, para 206.980, em 2014. Os processos que mais contribuíram para este aumento dizem respeito a dívidas de menos de 500 euros.

Só no ano passado entraram para o BNI 62.164 processos de valores inferiores a 500 euros, quando em 2013 o montante era de 40.399. Isto representa um aumento de 54%, avança o Jornal de Notícias.

As faturas por pagar prendem-se com o fornecimento de bens e serviços. Ou seja, dívidas com faturas da luz, água e telecomunicações que contribuíram para este aumento.

Segundo a coordenadora do Gabinete de Apoio ao Sobre-endividado (GAS), da Deco, Natália Nunes, "são cada vez mais as pessoas que pedem ajuda na associação com contas de água, luz, gás e telecomunicações para pagar. Muitas delas já em fase de injunção. No entanto, e apesar do reconhecimento da existência da dívida, não têm dinheiro para pagar".

A associação indica que recebem muitos pedidos de ajuda "para resolver problemas de dívidas de serviços essenciais, normalmente de pessoas que já deixaram de pagar todos os outros créditos e agora falham estes".

“Optam por deixar de pagar a luz, porque normalmente esta é a fatura que mais pesa no orçamento familiar, depois vem a água e, por fim, os chamados pacotes de telecomunicações”, acrescenta.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório