Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Tomás Correia assegura que gestão do banco "é independente"

O presidente do Montepio, Tomás Correia, garantiu hoje que a gestão do banco "é independente" da Associação Mutualista, seu acionista, e garantiu que mesmo os responsáveis ligados ao grupo agirão sempre com profissionalismo.

Tomás Correia assegura que gestão do banco "é independente"
Notícias ao Minuto

21:34 - 05/08/15 por Lusa

Economia Montepio

"Com certeza são independentes, não há qualquer interferência dos órgãos sociais da Associação Mutualista na gestão corrente" da Caixa Económica Montepio Geral, afirmou Tomás Correia à agência Lusa.

O gestor respondia aos críticos que consideram que continua sem existir uma efetiva separação entre o banco e a associação mutualista, após a assembleia-geral extraordinária hoje realizada em Lisboa, que elegeu a nova gestão da Caixa Económico Montepio Geral até 2018.

Do encontro, destaca-se a nomeação de José Manuel Félix Morgado (ex-presidente da Inapa) para presidente executivo, em substituição precisamente de Tomás Correia, que ficará na liderança exclusiva da associação mutualista.

Quanto ao facto de a Associação Mutualista e a Caixa Económica -- o chamado banco mutualista - partilharem gestores, Tomás Correia disse que isso não significa que esses não hajam de forma independente e com profissionalismo e garantiu que tudo é feito no respeito da lei.

No Conselho Geral e de Supervisão, referiu, dos 11 membros, seis são independentes e cinco não, o que é feito no "respeito integral da lei", acrescentando que também no Conselho de Administração a maioria dos membros não são do Montepio, "vêm de fora, com novas capacidades e experiência".

"Com certeza que nos aspetos estratégicos, na interrelação da Caixa Económica com o grupo, a Associação Mutualista terá um papel, como é natural. Agora na gestão do dia a dia, os órgãos sociais da Caixa Económica são completamente independentes", garantiu Tomás Correia.

O gestor disse ainda que na reunião magna de hoje foi decidido alterar a composição do Comité de Avaliações, mas garantiu que não teve que ver com críticas feitas.

"Foi por vontade nossa de estarmos o menos presentes possível nos órgãos da Caixa Económica", justificou.

No Comité de Avaliações, a proposta inicial punha Tomás Correia como presidente, sendo os vogais o padre Vítor Melícias e ainda Carlos Beato. Este órgão passou entretanto a ser constituído por Álvaro Pinto Correia, José Ares Romão e Fernando Ribeiro Mendes.

Os novos órgãos sociais hoje aprovados resultam da mudança nos estatutos aprovada em assembleia-geral a 26 de maio passado, com vista a reforçar os órgãos de administração do banco Montepio e da associação mutualista.

No entanto, os críticos da atual gestão do Montepio dizem que continuam a existir demasiadas interligações entre as duas instituições e criticam a opacidade da atual equipa gestora do grupo Montepio.

Após a assembleia-geral de hoje, o Montepio vai agora enviar os novos nomes dos órgãos sociais ao Banco de Portugal, que tem depois cerca de trinta dias para dar 'luz verde', ou não, à nova equipa de gestão.

Tomás Correia disse que espera "obviamente" o aval do supervisor e que a nova equipa de gestão inicie funções ainda esta semana.

O Montepio tem sido motivo de notícia nos últimos meses devido a alterações nos seus estatutos, até por imposição da nova legislação que aperta as regras das caixas económicas, e de polémicas relacionadas com a atuação do banco e da relação próxima e interdependente com o seu principal acionista, a Associação Mutualista.

Isto tem tido impacto também na liquidez do banco, com saídas de depósitos e criado um clima de conflito interno, com alguns associados a contestarem a gestão de Tomás Correia, caso da associação Salvem o Pelicano.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório