Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Volume do comércio a retalho cai 0,6% na zona euro em junho

O volume do comércio a retalho caiu 0,6% na zona euro e 0,5% na União Europeia a 28, em junho face a maio, mantendo-se estável em Portugal, segundo dados hoje divulgados pelo Eurostat.

Volume do comércio a retalho cai 0,6% na zona euro em junho
Notícias ao Minuto

11:02 - 05/08/15 por Lusa

Economia Eurostat

De acordo com o gabinete oficial de estatísticas da União Europeia (UE), em termos homólogos registou-se um aumento de 1,2% na zona euro, de 2,0% na UE e de 2,4% em Portugal.

Em comunicado, o Eurostat adianta que o recuo de 0,6% em junho no volume do comércio a retalho na zona euro resultou da quebra de 0,8% na categoria de 'alimentação, bebidas e tabaco' e de 0,2% nos 'produtos não alimentares', tendo-se os combustíveis mantido estáveis.

Já na UE o recuo de 0,5% é atribuído às quebras de 0,6% na categoria de 'alimentação, bebidas e tabaco', de 0,4% nos combustíveis e de 0,1% nos 'produtos não alimentares'.

Entre os Estados membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores recuos no volume total do comércio a retalho registaram-se na Alemanha (-2,3%), Eslovénia (-1,6%) e Polónia (-1,4%), enquanto os principais aumentos aconteceram na Roménia (+1,7%), Áustria (+1,3%) e Dinamarca (+1,1%).

Em termos homólogos, o aumento de 1,2% do volume do comércio a retalho na zona euro em junho resultou dos aumentos de 2,3% nos 'produtos não alimentares', de 1,8% nos combustíveis e de 0,1% da 'alimentação, bebidas e tabaco'.

Na UE, a subida de 2,0% do indicador é atribuída aos aumentos de 3,4% nos 'produtos não alimentares', de 1,4% nos combustíveis e de 0,8% na categoria 'alimentação, bebidas e tabaco'.

Entre os Estados membros para os quais existem dados disponíveis, os maiores aumentos homólogos no volume do comércio a retalho aconteceram na Roménia (+7,9%), Lituânia (+7,1%) e Letónia (+6,8%), enquanto o Luxemburgo e a Finlândia registaram decréscimos de 9,9% e de 0,2%, respetivamente.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório