Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Assembleia-geral do Banif será retomada a 26 de agosto

Banif convocou hoje oficialmente para 26 de agosto a continuação da última assembleia-geral, então suspensa, para a eleição da nova administração do banco agora liderado por Jorge Tomé.

Assembleia-geral do Banif será retomada a 26 de agosto
Notícias ao Minuto

20:26 - 04/08/15 por Lusa

Economia Banco

A informação enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) confirma que os acionistas do Banif vão voltar a reunir-se este mês, dia 26, para a eleição dos membros do conselho de administração, da mesa da assembleia-geral, do revisor de contas, assim como para determinar os membros dos órgãos sociais e deliberar sobre a nomeação de um conselho estratégico.

Esta data do retomar dos trabalhos já tinha sido apontada em maio, quando a reunião magna foi suspensa, depois de essa proposta ter sido feita pelos acionistas privados Auto Industrial, IP Holding e Rentipar Financeira, justificando com a necessidade de manter em funções os atuais órgãos sociais do Banif tendo em conta a importância de ser bem sucedida a alienação da posição do Estado no capital do banco.

Argumentaram também que "admitindo-se uma eventual alteração relevante da estrutura acionista do Banif, importa manter todas as condições para que um eventual novo acionista controlador possa determinar, livremente e sem restrições de qualquer ordem, a composição dos órgãos sociais e estatutários do Banif e das suas principais filiais".

A posição do Estado no Banif ascende a 60,53%. Os privados com posições qualificadas, isto é, superiores a 2%, são os da designada Herança Indivisa de Horácio Roque, o falecido líder do banco, que representam 6,50%, e Auto-Industrial Investimentos e Participações, que têm 1,87%.

O conselho de administração do Banif é atualmente presidido por Luís Amado, sendo Jorge Tomé o vice-presidente e líder da comissão executiva do banco.

Já Miguel de Sousa é o presidente da assembleia-geral e a PricewaterhouseCoopers o revisor oficial de contas do Banif, estando representada por José Bernardo.

O conselho estratégico é liderado atualmente por Maria Teresa Roque, filha de Horácio Roque.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório