Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Falamos de pessoas não de "cebolas, nem de batatas ou laranjas"

O vice-presidente do PSD, Marco António Costa, quis deixar uma mensagem ao PS, que acusou o Governo de "fazer política" com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Falamos de pessoas não de "cebolas, nem de batatas ou laranjas"
Notícias ao Minuto

12:44 - 04/08/15 por Notícias Ao Minuto com Lusa

Política PSD

O vice-presidente do PSD, Marco António Costa, quis deixar uma mensagem ao PS, que acusou o Governo de "fazer política" com o Instituto Nacional de Estatística (INE).

"Portugal passou de 5º para 6º lugar em termos da taxa de desemprego, passou para uma posição melhor. Os dados da Eurostat revelam de forma inequívoca de que nos aproximamos de forma segura e gradualmente da média europeia da taxa de desemprego", destacou o social-democrata, em conferência de imprensa.

Marco António Costa afirmou ainda que a "taxa de desemprego representa face a junho de 2013 (...) menos de 230 mil desempregados. Estamos a falar de um número significativo de portugueses que já não se encontram desempregados".

"O INE e Eurostat comprovam que face ao início da legislatura já temos um saldo mais favorável do número de desempregados do que aquilo que existia antes da legislatura", adiantou, acrescentando que se está a falar de pessoas, não de "cebolas, nem batatas, ou laranjas", fazendo alusão às criticas da oposição.

O social-democrata indica ainda que "fomos um dos três países onde mais se baixou em termos homólogos a taxa. Relativamente à taxa de emprego, ela subiu em termos homólogos entre junho de 2014 e junho de 2015, 1%".

"Consideramos lamentável a forma desadequada como este debate em volta do desemprego tem sido feito. Sabemos que a oposição queria outros resultados", refere.

O coordenador da comissão política 'laranja' destacou que, "ao mês de junho, (a devolução) seria de 19%" em 2016, frisando que "não há aqui uma questão de fé, é uma questão de números".

"Eu fé tenho, mas não nestes casos. Trabalhamos com base em elementos objetivos, estatísticas independentes (desemprego) e um simulador (devolução em 2016 da sobretaxa de IRS) que apresenta de forma transparente aos portugueses, mês após mês, de acordo com a receita que vai sendo obtida no âmbito do IVA e IRS, aquela que será a devolução previsível no próximo ano da sobretaxa de IRS", garantiu, em conferência de imprensa na sede social-democrata, em Lisboa.

Na véspera, a oposição citara a Unidade Técnica de Apoio Orçamental (UTAO) para acusar o executivo de Passos Coelho e Paulo Portas de eleitoralismo e de ver os seus objetivos em termos macroeconómicos invariavelmente desmentidos pela realidade.

A UTAO adiantou que o orçamento pode chegar ao final do ano com um desvio de 660 milhões de euros em termos de receitas fiscais previstas, enquanto o Governo tinha estimado uma possível devolução aos contribuintes de 100 milhões de euros em crédito fiscal da sobretaxa de IRS em 2016, caso o aumento de 4,2% da receita fiscal proveniente de IRS e de IVA se mantenha no conjunto do ano de 2015.

"Sabemos, por observação, que o segundo semestre, por natureza, é sempre melhor, do ponto de vista da execução orçamental, do que o primeiro semestre. Sabemos também que estamos numa trajetória de recuperação económica do país. A nossa economia tem-se mostrado cada vez mais robusta e o crescimento económico tem sido gradual, em crescendo", congratulou-se Marco António Costa, para quem, "objetivamente, sem fé e com base em dados oficiais e previsíveis", haverá "um crescimento e melhoria da execução orçamental".

Recomendados para si

;
Campo obrigatório