Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 21º

Índia e Moçambique têm "enorme potencial" para cooperação empresarial

Moçambique e Índia partilham um grande potencial para a intensificação da cooperação empresarial entre os dois países, principalmente na agricultura e equipamentos, disse hoje à Lusa o presidente da Confederação das Associações Económicas de Moçambique (CTA), Rogério Manuel.

Índia e Moçambique têm "enorme potencial" para cooperação empresarial
Notícias ao Minuto

16:17 - 03/08/15 por Lusa

Economia Patronato

O responsável destacou a possibilidade de reforço do intercâmbio empresarial com a Índia, a propósito de uma missão de 60 empresários moçambicanos que vão acompanhar o chefe de Estado moçambicano, Filipe Nyusi, na visita de estado que este realiza a partir de terça-feira ao país asiático.

"Acho que há um enorme potencial ainda inexplorado na cooperação empresarial, que pode ser aproveitado pelos dois países. A Índia é uma economia emergente que se está a impor como potência mundial e tem muito para trocar com Moçambique", afirmou o presidente da CTA, a maior associação patronal moçambicana.

A agricultura, assinalou Rogério Manuel, é um dos setores que pode vir a ser de maior colaboração entre os empresários dos dois países, principalmente no campo dos fertilizantes, dado que o país asiático está muito avançado nesse domínio.

"Certamente que o nosso Governo irá pedir aos empresários indianos que apostem na agricultura, porque este país também está a impor-se como uma potência agrícola", frisou.

A área de equipamentos também oferece amplas possibilidades de cooperação, tendo em conta o conhecimento que a Índia tem vindo a acumular, destacou o presidente da CTA.

"Eles têm tecnologia, que pode ainda não ser de ponta, mas baseada na mecânica e que interessa muito a Moçambique", realçou ainda Rogério Manuel.

O presidente da CTA indicou que, durante a visita, a sua confederação vai assinar memorandos de entendimento com duas organizações congéneres indianas, como forma de dar enquadramento institucional à cooperação empresarial.

De acordo com um comunicado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Índia, que anunciou a visita de Filipe Nyusi na semana passada, as trocas comerciais entre os dois países atingiram 2,4 mil milhões de dólares (2,1 mil milhões de euros) e os investimentos da Índia em Moçambique estão avaliados em 7 mil milhões de dólares (6,3 mil milhões de euros), sobretudo nos setores do carvão e hidrocarbonetos.

Segundo dados do Centro de Promoção de Investimentos moçambicano, em 2014 a Índia foi o 16.º maior investidor externo em Moçambique, com cerca de 7 milhões de euros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório