Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Águas de Barcelos poupa 4,5 milhões com redução das perdas de água

A empresa Águas de Barcelos anunciou hoje uma poupança de 4,5 milhões de euros com a redução, em dez anos, das perdas de água de 41% para 19%, através de um sistema de controlo do consumo de água.

Águas de Barcelos poupa 4,5 milhões com redução das perdas de água
Notícias ao Minuto

16:06 - 03/08/15 por Lusa

Economia Empresas

"No concelho de Barcelos, o esforço de redução das perdas de água iniciado em 2005 permitiu que, em 2012, a água não faturada representasse 22% da água entrada no sistema público e, em 2014, 18,8%. Este valor constitui um marco importante nos objetivos da empresa de aumento da eficiência, a par da melhoria do serviço prestado ao utilizador final", sublinhou a empresa,em comunicado.

De acordo com aquela empresa, que serve 36.515 consumidores, "o aumento significativo da eficiência na exploração do sistema de abastecimento permitiu reduzir o custo da compra de água entrada no sistema público em cerca de 4,2 milhões de euros".

"Este valor corresponde ao acréscimo da compra de água que seria necessário, caso as perdas se mantivessem nos 41% de 2004", sustentou.

Com uma rede de abastecimento com cerca de 1.281 quilómetros a empresa que abastece 61 freguesias e uniões de freguesias.

A redução das perdas de águas da rede pública fica a dever-se "aos investimentos realizados no cadastro digital das redes e na sua gestão através de um sistema de informação georefenciado (SIG).

O sistema de telegestão, que permite monitorizar, 24 horas por dia, o volume de água entrada em cada zona de abastecimento, o equipamento de deteção ativa de fugas, o sistema de gestão das avarias, bem como numa equipa dedicada às perdas contribuíram também para a redução das perdas de água.

Aqueles sistemas foram implementados no âmbito de um projeto nacional iPerdas - Iniciativa Nacional para o Controlo Eficiente de Perdas, promovido pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil, Instituto Superior Técnico, Addition e a Universidade Politécnica de Valência, em Espanha.

Aquele projeto, concluído em abril deste ano, e que integrou 17 entidades gestoras de água, "teve como objetivo capacitar e apoiar as entidades gestoras na implementação de um programa de redução de perdas de água e aumento da eficiência energética em sistemas de abastecimento de água".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório