Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Há 509 mil sem emprego que ficam de fora das contas do INE

Em Portugal, existem 1,145 milhões de pessoas sem emprego estável. Um valor mais elevado do que apontam os dados do INE sobre o desemprego.

Há 509 mil sem emprego que ficam de fora das contas do INE
Notícias ao Minuto

14:51 - 03/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Taxas

O INE dá conta de que em junho houve uma redução do número absoluto de desempregados em Portugal, em comparação com dados do mesmo período do ano passado. O Dinheiro Vivo refere, contudo, que o número de inativos disponíveis e de subempregados a tempo parcial, não contabilizados no desemprego oficial disparou.

Embora os números revelem que o número de pessoas desempregados baixou de 675 para 636,4 mil, se neste valor fossem contabilizados os trabalhadores inativos [desempregados que não procuraram emprego no período em que foi feito o inquérito do INE] e os em subemprego [aqueles que pretendem ter trabalho a tempo completo mas, como não conseguem, aceitam trabalho a tempo parcial] seriam contabilizadas mais 508,8 mil pessoas e a taxa de desemprego aumentaria de 12,4% para 22%, com um total de 1,145 milhões sem emprego.

"O que isto demonstra, se analisarmos os desempregados com subsídio e somarmos a esses os desempregados sem subsídio, os inativos e subempregados, é que temos mais de 10% da população em crise. Além de que, entre os desempregados, não contam os que estão a fazer cursos de formação e estágios", afirma ao dinheiro vivo a economista Mariana Abrantes de Sousa.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório