Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Receita fiscal arrisca desvio de 660 milhões, prevê UTAO

Dados constam no relatório de análise à execução do primeiro semestre da Unidade Técnica de Apoio Orçamental.

Receita fiscal arrisca desvio de 660 milhões, prevê UTAO
Notícias ao Minuto

13:25 - 03/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Contas

A UTAO, Unidade Técnica de Apoio Orçamental, admite um desvio de 660 milhões na cobrança de impostos face aos números estimados pelo Governo.

A informação é revelada no relatório de análise à execução do primeiro semestre divulgada pela Direcção-Geral do Orçamento (DGO), a que o Diário Económico teve acesso. Nela pode ler-se que “utilizando os valores da receita fiscal sem ajustamentos e a manter-se o crescimento de 3,5% até ao final do ano, o desvio será de cerca de 660 milhões de euros".

Segundo o mesmo jornal, os técnicos do Parlamento vão recalcular estes dados tendo em conta fatores que podem afetar esta avaliação, nomeadamente a "evolução assimétrica dos reembolsos dos impostos indiretos" e "a contribuição sobre os operadores do setor energético e o crédito fiscal ao investimento".

E com este novo cálculo, a receita fiscal cresce menos 1,7%, pelo que o défice na receita fiscal agravar-se-á para 1.130 milhões de euros.

A incerteza nos reembolsos, refere o Diário Económico, está relacionada com as alterações processuais no regime de IVA, sendo que o Governo está a ser acusado pela oposição de aumentar a receita obtida com o IVA e IRS através da suspensão dos reembolsos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório