Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Nova lei do arrendamento ainda não está "no seu pleno"

Senhorios repensaram valores das rendas.

Nova lei do arrendamento ainda não está "no seu pleno"
Notícias ao Minuto

11:11 - 03/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Paula Marques

Em entrevista ao Jornal de Negócios, Paula Marques, vereadora da habitação da Câmara Municipal de Lisboa, afirma que a nova lei do arrendamento ainda não está no seu pleno. Prova disso é o facto de o subsídio municipal de arrendamento não ter tantos candidatos quanto se esperaria.

“Creio que [a nova lei do arrendamento] teve um pico logo no início e que, entretanto, os senhorios repensaram a sua relação com os inquilinos. Mas penso que não teve ainda a sua aplicação plena”, afirma a vereadora.

Paula Marques admite também que a capacidade da autarquia para esgotar os pedidos de habitação social não é suficiente, havendo atualmente cerca de “1.900 pedidos em espera”.

Estes são resultado do facto de haver “uma faixa da população que tem necessidade de recorrer a programas de habitação pública e que a há meia dúzia de anos não precisava”. Para essas pessoas, lembra que existe o programa de renda convencionada, programa que convenciona fogos municipais com “um valor de rende 30% e 40% abaixo do mercado livre”.

Paula Marques dirige ainda algumas críticas à fórmula do seu cálculo. “A grande disparidade é o rendimento usado [para o cálculo da renda] ser o rendimento bruto, ainda que corrigido. A sua diferença face ao rendimento disponível, aquilo que as pessoas realmente têm para viver, é muito grande”, diz, reforçando que o “Fisco tem esses dados” e seria “muito fácil” alterar a fórmula.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório