Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mercado online do grande consumo está a crescer

As compras online estão a ganhar espaço no mercado e as lojas estão-se a adaptar a essa realidade.

Mercado online do grande consumo está a crescer
Notícias ao Minuto

09:36 - 02/08/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Kantar Worldpanel

O comércio tradicional mantém-se como o mais utilizado a nível mundial mas a expressão das vendas online tem vindo a bater recordes e a tornar-se habitual entre os consumidores. Tendo em conta a estimativa da Kantar Worldpanel, daqui a dez anos a compra de bens de grande consumo vai quadruplicar e atingir os 130 mil milhões de dólares (aproximadamente 118 milhões de euros)

Atualmente, as vendas online dos bens de grande consumo representam uma quota de 3,9%, o que se traduz em cerca de 32 mil milhões de euros, contudo, segundo o Diário de Notícias, em Portugal os valores ainda estão bastante abaixo da média, uma quota situada nos 0,6%.

França e Reino Unido são, neste momento, os únicos países europeus acima da média, com 4,3% e 6%, respetivamente. Apesar dos números parecerem longe do comércio tradicional, só no ano passado as vendas online aumentaram 28% a nível global.

A lealdade é um dos fatores estudados nesta pesquisa, já que vem desmentir o mito de que os consumidores de comércio tradicional são mais fiéis aos locais de compra. “A lealdade às lojas online é maior do que às suas homólogas físicas”, confirma o estudo da Kantar. Mais ainda, o valor da compra médio é maior no e-commerce do que no comércio tradicional, sendo que em Portugal, por exemplo, a média online é de 50 euros contra 16 euros nas lojas físicas.

As vendas online poupam tempo ao cliente, são mais convenientes, permitem facilidade de acesso a promoções, comparação de preços, uma maior gama de produtos e ainda a entrega cómoda em casa. Estes são os pontos essenciais para um crescimento do e-commerce e o que está a fazer as lojas apostarem em dar opções online aos consumidores.

Apesar de hoje apenas um em quatro consumidores fazerem compras de grande consumo online, o estudo estima que daqui a dez anos a quota de mercado duplique.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório