Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 12º MÁX 24º

"É irresponsável não preparar cenário de saída do euro"

“A saída do euro vai estar em cima da mesa durante muitos anos também para Portugal”, crê Ricardo Paes Mamede.

"É irresponsável não preparar cenário de saída do euro"
Notícias ao Minuto

23:50 - 30/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia Economistas

Ricardo Paes Mamede vê como uma irresponsabilidade o Governo não preparar um cenário de saída do euro para Portugal. Assumindo que tal pode já acontecer sem que se saiba, o economista frisa que “qualquer governo responsável devia preparar-se para todos os cenários”.

Esta necessidade torna-se premente depois do que aconteceu na Grécia. Ao semanário Sol, o autor do livro ‘O que fazer com este país’ explica que “a saída do euro vai estar em cima da mesa durante muitos anos, para a Grécia mas também para Portugal”. Isto porque “a união monetária, na sua forma atual, não tem condições para albergar economias com estruturas produtivas tão distintas. É impossível”.

O economista de esquerda entende que “Alexis Tsipras seguiu desde o início uma estratégia perdedora”, especialmente porque “acreditava piamente na possibilidade de chegar a um acordo mais favorável para a Grécia sem que tal implicasse uma rutura com as instituições europeias”.

A seu ver, o líder do Syriza deveria “estar preparado para qualquer cenário. E o Governo grego claramente não estava”.

Sobre a situação portuguesa, Ricardo Paes Mamede garante que “o país tem três grandes desafios em termos de política económica. Um é a consolidação das contas públicas, outro é das contas externas e por último a retoma económica”.

Admitindo que “não vamos conseguir atingir estes três objetivos ao mesmo tempo”, o que o economista sugere é “dar prioridade à retoma económica no curto prazo” e adotar “uma estratégia de médio-longo prazo para o reequilíbrio das contas externas”.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório