Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Sentimento económico sobe na zona euro e fica inalterado em Portugal

O indicador de sentimento económico do Eurostat subiu na zona euro e na União Europeia em julho, face a junho, enquanto em Portugal ficou praticamente inalterado, divulgou hoje o Eurostat.

Sentimento económico sobe na zona euro e fica inalterado em Portugal
Notícias ao Minuto

10:17 - 30/07/15 por Lusa

Economia Eurostat

Segundo este indicador calculado pela Comissão Europeia e que mede a confiança e as expectativas dos consumidores e empresas quanto à economia, o sentimento económico aumentou 0,5 pontos entre junho e julho na zona euro (para 104,0) e, mais marcadamente, 1,1 pontos no total dos 28 países da União Europeia (para 106,6).

A melhoria deveu-se à maior confiança na indústria, serviços e comércio a retalho. Já a confiança dos consumidores baixou.

Quanto a Portugal, o indicador ficou praticamente inalterado, com um ligeiro recuo de 0,1 pontos para 104,9. O sentimento piorou, em julho, na indústria e consumo, tendo melhorado nos serviços, comércio a retalho e construção, apesar de neste último setor os valores continuarem muito negativos.

Entre as maiores economias que partilham a moeda única, o sentimento económico aumentou na Alemanha, França e Holanda, tendo permanecido praticamente inalterado em Espanha e caído ligeiramente em Itália.

Quanto ao indicador que mede o clima de negócios, em julho, subiu 0,25 pontos na zona euro para 0,39. Neste caso, o Eurostat não divulga dados por Estados-membros.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório