Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Obrigacionistas da antiga SLN reúnem-se para decidir ações de luta

Obrigacionistas da antiga SLN, detentora do BPN, reúnem-se hoje em Leiria para decidir eventuais ações de luta face ao incumprimento do pagamento relativo às obrigações "SLN Rendimentos Mais 2004", que venceram em outubro de 2014.

Obrigacionistas da antiga SLN reúnem-se para decidir ações de luta
Notícias ao Minuto

06:30 - 30/07/15 por Lusa

Economia Leiria

"Na assembleia-geral de quinta-feira [hoje], além de outros assuntos, os obrigacionistas vão decidir ações a tomar dado o incumprimento por parte da Galilei SGPS SA relativamente às obrigações 'SLN Rendimentos Mais 2004'", disse à agência Lusa António Henriques, representante comum dos obrigacionistas.

A 11 de dezembro de 2014, os obrigacionistas da antiga SLN, detentora do BPN, aprovaram em assembleia-geral a proposta de pagamento da Galilei, de um total de 50 milhões de euros de obrigações subordinadas "SLN Rendimentos Mais 2004", que tinham vencido dois meses antes.

Esta proposta, aprovada com 66,9% dos votos, previa o pagamento de 10% do capital (5 milhões de euros) em 30 de junho de 2015, de 20% (10 milhões de euros) em 31 de dezembro de 2015 e os restantes 30% em 11 de maio de 2016, segundo fonte oficial da Galilei (ex-Sociedade Lusa de Negócios/detentora do BPN).

António Henriques, também presidente da Associação Nacional de Defesa dos Clientes do BPN, esclareceu que "a 27 de maio último, os acionistas da Galilei fizeram uma assembleia-geral que foi suspensa nesse dia e depois a 22 de junho".

"No dia 22 de junho, o conselho de administração da Galilei demitiu-se, dado que não tinha condições para cumprir o estipulado na reunião de dezembro que era pagar a primeira tranche aos obrigacionistas e não pagou porque os acionistas não o permitiram", sublinhou.

António Henriques adiantou que neste momento há "dificuldade em falar com a Galilei, mas sabe-se que está a preparar um processo especial de revitalização, o que causa preocupação, porque é um adiar do pagamento e pode determinar cortes nos valores reclamados pelos obrigacionistas".

António Henriques adiantou que "em causa está o pagamento a 496 pessoas, 300 das quais têm 50 mil euros naquelas obrigações".

A reunião começa às 10.00, na sede da Nerlei -- Associação Empresarial da Região de Leiria.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório