Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 19º

Coligação defende teto máximo nas pensões

A coligação PSD/CDS-PP pretende que seja definido um limite nas contribuições para a Segurança Social que determinará também o valor máximo para a futura pensão das gerações mais novas, para garantir a sustentabilidade da Segurança Social.

Coligação defende teto máximo nas pensões
Notícias ao Minuto

22:53 - 29/07/15 por Lusa

Economia Eleições

Segundo o programa eleitoral apresentado hoje pela coligação Portugal à Frente, PSD e CDS-PP pretendem "introduzir, para as gerações mais novas, um limite superior para efeitos de contribuição, que em contrapartida determinará um valor máximo para a futura pensão".

Dentro desse limite, escrevem os partidos que sustentam o atual Governo, "a contribuição deve obrigatoriamente destinar-se ao sistema público e, a partir desse limite, garantir a liberdade de escolha entre o sistema público e sistemas mutualistas ou privados".

Esta medida, que surge num subcapítulo dedicado à sustentabilidade dos sistemas previdenciais e de Segurança Social, "deve ser analisada em sede de concertação social e objeto de um consenso alargado" e "feita em condições de crescimento económico sustentado".

A coligação escreve, num documento de síntese distribuído à comunicação social antes da divulgação do programa eleitoral completo, que este "plafonamento" deve ser "horizontal e voluntário", sem avançar valores para o referido limite, definir o universo de pessoas abrangidas nem quantificar o impacto desta medida.

Esta medida -- praticamente com a mesma formulação - já tinha sido prevista por Pedro Passos Coelho, aquando da apresentação do Programa do Governo, em 2011.

"Estudar a introdução para as gerações mais novas de um limite superior salarial para efeito de contribuição e determinação do valor da pensão. Dentro desse limite a contribuição deve obrigatoriamente destinar-se ao sistema público e, a partir desse limite, garantir a liberdade de escolha entre o sistema público e sistemas mutualistas ou privados", lê-se no documento de há quatro anos.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório