Meteorologia

  • 20 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 15º MÁX 23º

BPI passa de prejuízo a lucro de 76,2 milhões

O Banco BPI obteve um resultado líquido de 76,2 milhões de euros entre janeiro e junho, um valor que compara com o prejuízo de 106,6 milhões de euros no período homólogo de 2014, anunciou hoje a entidade.

BPI passa de prejuízo a lucro de 76,2 milhões
Notícias ao Minuto

17:12 - 29/07/15 por Lusa

Economia Banco

Nota para o forte contributo da atividade internacional para este resultado, que ascendeu a 69,6 milhões de euros, enquanto a atividade doméstica deu um lucro de 6,6 milhões de euros.

"No semestre homólogo de 2014, o resultado líquido negativo, de 106,6 milhões de euros, fora muito penalizado por custos e perdas não recorrentes de 138,8 milhões de euros registadas na atividade doméstica", justificou em comunicado o BPI, sobretudo, devido aos custos e perdas resultantes da venda de dívida pública portuguesa e italiana.

No que toca aos resultados do banco em Portugal, que passaram do vermelho para terreno positivo, o presidente Fernando Ulrich apontou para quatro fatores fundamentais.

"A melhoria ao nível do volume da carteira de crédito. Tudo indica que a queda da carteira de crédito parou e nalguns segmentos já estamos a crescer. Acabou o efeito negativo da queda e esperamos que comece o efeito positivo da subida do volume", frisou.

Depois, Ulrich destacou a "redução dos custos de financiamento", graças à "estabilização da situação financeira em Portugal que foi acontecendo ao longo dos últimos anos".

E realçou: "É natural que, tal como na República, os bancos portugueses também vão reduzindo os seus custos de financiamento".

A melhoria ao nível das imparidades também foi fundamental para o regresso aos lucros na atividade doméstica, tendo Ulrich referido que "o pico das imparidades foi alcançado em 2013".

Finalmente, o líder do BPI assinalou a redução de custos do banco, como a quarta alavanca para a melhoria da rentabilidade do banco em Portugal.

"Durante anos, estes fatores atuaram todos em sentido negativo, e agora começam a ser positivos", constatou, considerando que esta rendibilidade em Portugal "é sustentável", apesar de existirem riscos.

"Achamos que o caminho se inverteu", vincou o gestor.

Já a nível da atividade internacional, o contributo do angolano BFA ascendeu a 66,9 milhões de euros, a que se somam os 3,7 milhões de euros oriundos do moçambicano BCI.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório