Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 25º

Descontos para a ADSE favorecem quem tem rendimentos mais altos

ADSE passou a ser facultativa em 2010 mas o Fisco continua a considerá-la obrigatória.

Descontos para a ADSE favorecem quem tem rendimentos mais altos
Notícias ao Minuto

08:17 - 28/07/15 por Notícias Ao Minuto

Economia IRS

Segundo o Jornal de Negócios, os descontos da ADSE são mais vantajosos para pessoas com salários e pensões médias altas. O Tribunal de Contas quer que a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) reveja esta situação.

Embora seja um sistema facultativo desde 2010, o Fisco continua a encarar os descontos da ADSE como obrigatórios, sendo que os beneficiários com salários e pensões mais elevadas pagam menos IRS. Isto acontece porque os descontos de saúde obrigatórios, estes são diretamente abatidos ao rendimento bruto do contribuinte sempre que os seus encargos com a Segurança Social excedam os 4.104 euros. Já os descontos voluntários valem apenas 15% do seu valor, até um máximo de mil euros.

Assim, para quem tem salários superiores (acima dos 2.700 euros brutos) é mais favorável ter uma dedução específica, do que aqueles que têm salários e pensões mais baixos, uma vez que os descontos não são contabilizados.

Ou seja, quem tenha um salário superior pode abater 100% das contribuições ao rendimento bruto, reduzindo a base sujeita a imposto, sendo os funcionários públicos com rendimentos mais altos beneficiados.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório