Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
11º
MIN 8º MÁX 15º

AICEP quer municípios a potenciar internacionalização e investimento

O presidente da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) apelou hoje aos municípios para que trabalhem em conjunto com esta entidade de forma a aumentar a internacionalização e o investimento.

AICEP quer municípios a potenciar internacionalização e investimento
Notícias ao Minuto

11:40 - 27/07/15 por Lusa

Economia Miguel Frasquilho

"Mais internacionalização e mais investimento são os objetivos que nos movem. Os municípios são importantes nesta estratégia nacional e, por isso, aqui chegados, e atendendo à missão da AICEP, permitam-me lançar um repto, um incentivo aos municípios do nosso país, trabalhem em conjunto com a AICEP para que, juntos, possamos potenciar as oportunidades de internacionalização e de investimento que cada município oferece", afirmou Miguel Frasquilho.

O presidente da AICEP discursava na convenção de líderes municipais para o investimento e internacionalização, que hoje decorre em Pombal, no distrito de Leiria, iniciativa que considerou ocorrer num "bom momento" em que o país "está nos radares dos investidores e está mais internacionalizado do que nunca", mas "quer e precisa de mais".

"Nos últimos anos, muitas têm sido as empresas, as empresas dos vossos municípios, que têm escolhido seguir o caminho da internacionalização", referiu Miguel Frasquilho perante dezenas de autarcas, notando que "hoje são já mais de 40 mil as empresas portuguesas que exportam os seus produtos e serviços e para um número crescente de mercados".

Para o responsável, "esta abertura da economia portuguesa aos mercados internacionais deveu-se, sobretudo, à mudança de mentalidade por parte das empresas nacionais que, em face da crise e do ajustamento" interiorizaram "um novo conceito de 'mercado local', arregaçaram as mangas e perceberam que os seus produtos e serviços podem concorrer em qualquer parte do mundo".

O presidente da AICEP acrescentou que "a recessão ficou para trás e o crescimento económico parece ter regressado para ficar de forma sustentada", defendendo que "este é, portanto, um bom momento para investir em Portugal" e o país tem de ambicionar e conseguir aumentar "as exportações para níveis nunca antes registados", 50% do PIB antes do final da década.

"Enquanto agência pública nacional que promove a internacionalização e a retenção/captação de investimento, a AICEP está totalmente empenhada em ajudar, em ajudar as empresas do país e os investidores nacionais e estrangeiros e, naturalmente, os municípios", garantiu, reconhecendo que, "a um nível mais micro, conclui-se que é nos municípios que estão instaladas as empresas que exportam e que é nos municípios que se pretendem instalar os investimentos que o país pretende captar".

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório