Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Fundo de reabilitação urbana deverá estar pronto em setembro

A missão para operacionalizar o novo fundo deve ser aprovada hoje pelo Governo, em Conselho de Ministros.

Fundo de reabilitação urbana deverá estar pronto em setembro
Notícias ao Minuto

09:10 - 23/07/15 por Notícias ao Minuto

Economia Missão

Deverá ser aprovado hoje o fundo que prevê o financiamento para a reabilitação urbana e melhoria da eficiência energética. Espera-se que esta ferramenta esteja construída em setembro, data que, a ser confirmada, chegará com quatro meses de atraso face ao cronograma apresentado.

Segundo o relatório final apresentado pelo grupo encarregue por este fundo, ao qual o Diário Económico teve acesso, a equipa liderada pelo presidente do Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU), Vítor Reis, prevê “um modelo organizado em três níveis – fundo de fundos, regiões e entidades financeiras retalhistas”, onde a seleção destas entidades é feita de modo “a assegurar a sua presença no maior número possível de regiões ou de cobertura em todo o território”.

No que toca ao financiamento, este fundo deve ser suportado por verbas comunitárias através dos Programas Operacionais (PO) do Continente, no total de 207,45 milhões de euros. Aos PO, juntam-se outros 30 milhões, provenientes do Programa Operacional para a Sustentabilidade e Eficiência no Uso Energético de Recursos, para garantir a reabilitação de habitações de particulares e a eficiência energética dos mesmos.

O grupo de trabalho responsável salientou o caráter “decisivo” deste fundo, mas lembra que, aos valores referidos, é ainda necessário acrescentar um montante máximo de 65 milhões de euros de contrapartidas públicas nacionais, isto é, o remanescente que o Estado tem de garantir, já que os fundos não financiam o projeto a 100%.

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório