Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Taxa de juro no crédito à habitação volta a cair

A taxa de juro dos contratos de crédito à habitação manteve em junho a tendência decrescente, passando dos 1,285% de maio para 1,275%, mantendo a tendência decrescente dos últimos dez meses, revelou hoje o INE.

Taxa de juro no crédito à habitação volta a cair
Notícias ao Minuto

11:50 - 22/07/15 por Lusa

Economia INE

Segundo o Instituto Nacional de Estatística (INE), o valor médio da prestação vencida para o conjunto dos contratos de crédito à habitação, fixou-se, em junho, em 241 euros, que compara com 240 euros ao mês anterior, o que se deveu "ao aumento de igual montante da componente amortização".

Já nos contratos celebrados nos últimos três meses, a taxa de juro implícita diminuiu, face ao valor observado em maio, 0,094 pontos percentuais, situando-se em 2,644% em junho.

No destino de financiamento 'aquisição de habitação', principal destino dos contratos de crédito à habitação, a taxa de juro implícita no conjunto de todos os contratos e para os celebrados nos últimos três meses, situou-se em 1,282% e 2,580%, respetivamente (1,293% e 2,680% em maio, pela mesma ordem).

Para os contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio da prestação registado em junho foi de 319 euros (317 euros em maio).

Ainda segundo o INE, o valor do capital médio em dívida, para a totalidade dos contratos de crédito à habitação, diminuiu em junho 115 euros para 52.569 euros.

Já nos contratos celebrados nos últimos três meses, o valor médio do capital em dívida situou-se em 81.444 euros em junho (80.383 euros no mês anterior).

A taxa de juro implícita no crédito à habitação reflete a relação entre os juros totais vencidos no mês de referência e o capital em dívida no início desse mês (antes de amortização).

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório